
Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança
Grupo de Pesquisa
Renda que Roda
Pesquisas em danças populares brasileiras
.jpeg)
O Grupo de pesquisa "Renda que Roda" investiga as danças populares brasileiras em suas raízes e tradições até os possíveis desdobramentos cênicos e poéticos das mesmas. O grupo tem, portanto, duas frentes de trabalho.
1) A frente educacional, onde leva a investigação e a pesquisa dessas danças na forma de oficinas e experiências de roda de danças populares para professores e alunos do ensino básico e espaços diversos interessados na pesquisa.
2) A frente cênica, onde, a partir de pesquisas de campo e de imersão sensível-corporal, investiga essas manifestações como fontes de inspiração poética para a cena.
O Grupo é sediado no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e é um desdobramento da disciplina "Danças Brasileiras" e da pesquisa institucional da Profa. Dra. Gabriela Salvador.
Trabalhos do Grupo
A escolha do trabalho com as danças brasileiras como suporte poético para o trabalho do grupo se dá pela compreensão da importância do trabalho com a arte e a cultura nacional, desviando o foco do estudo artístico de modelos clássicos europeus - estabelecidos como premissas no estudo da arte desde o renascimento – e lançando o foco do trabalho para a produção de arte e cultura nacional, e aos contextos históricos e sociais que compõem nossa sociedade e, consequentemente, nosso corpo (partindo da premissa do corpo soma).
As danças brasileiras consistem num apanhado de manifestações corporais expressivas que acontecem no território brasileiro e que dão identidade ao corpo brasileiro que dança e, consequentemente, ao grupo.
.jpeg)
Rodas e oficinas de danças populares brasileiras

.jpeg)
terreira sal

Dançarinos-pesquisadores: Júlio Ruschel; Lana Figueiró; Luciana de Bem; Mariana de Castro; Natali Allas dos Santos; Robson Marques Junior; Vanderlei Bittencourt.
Coordenação: Profa. Dra. Gabriela Salvador
.jpeg)
.jpeg)